Prefeitura de Bady renova contrato de parceria com HC de Barretos

O prefeito de Bady Bassitt, Luiz Tobardini, e a coordenadora da Saúde, Roberta Amorim, estiveram em Barretos, nesta sexta-feira, para a assinatura de renovação do contrato de parceria sobre a prevenção do câncer do colo uterino entre o município e o Hospital do Câncer (HC).

O programa visa a agilidade no processo de prevenção. Desta forma, a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é encaminhada diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade dos resultados.

Sendo comprovada qualquer irregularidade, o departamento da instituição já agenda a data e horário para a paciente receber um novo atendimento e fazer os exames comprobatórios. Se a doença for comprovada, neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do hospital, tudo de forma gratuita e sem custos para o município.

O programa atende mais de 100 cidades do Brasil, entre elas Bady Bassitt. “Trata-se de uma parceria muito importante com o Hospital de Câncer de Barretos, considerado referência internacional no tratamento da doença”, afirma Tobardini.

Segundo Roberta, o Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. “É muito importante a prevenção”, complementa a coordenadora.

Em Bady Bassitt são realizados cerca de 130 exames mensalmente, todos totalmente gratuitos. Os quatro postos de saúde contam com ginecologistas e o tempo de espera para a realização das consultas e procedimentos é rápido. O câncer do colo uterino é uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento. Alguns riscos favorecem o aparecimento dessa doença:

• Sexo desprotegido com múltiplos parceiros;
• Histórico de DSTs (HPV);
• Tabagismo;
• Idade precoce da primeira relação sexual;
• Multiparidade (Várias gravidezes).

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Ao contrário do que se acredita, a endometriose e a genética não possuem relação com o surgimento desse câncer. Mas o Câncer de Colo de Útero, caso não tratado, pode evoluir para uma doença mais severa, o Carcinoma invasor do colo uterino (tumor maligno). Afeta em sua maioria mulheres entre 40 e 60 anos de idade.