Cidade comemora o Dia da Água com plantio e conscientização

Nesta quinta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, muitas atividades são realizadas em todos os cantos do Planeta com o objetivo de despertar a consciência das pessoas para esse elemento que é o mais importante que temos em nosso organismo e na natureza. 

E em Bady Bassitt, algumas ações desenvolvidas pela Coordenadoria do Meio Ambiente marcaram essa importante data. Na escola municipal Maria Darnel de Carvalho Castro, no bairro Lago Sul, por exemplo, alunos da 1ª fase, 2ª fase e do 1° ano do ensino fundamental plantaram 11 mudas de oiti na área externa da instituição.

Na ocasião, o coordenador ambiental do município, Paulo de Jesus Oliveira, e o engenheiro agrônomo Silvio Henrique Pomaro, explicaram às crianças a relação das árvores com a água na natureza. “A árvore absorve água, mas transpira e devolve até 60 litros por dia para o ambiente em forma de vapor que, por sua vez, vira chuva e ajuda a limpar as partículas de sujeira do ar, além de deixar o ambiente mais fresco”, afirmaram. 

Na escola, as mudas foram doadas como reposição por Sebastião Lúcio de Lima, morador de Bady Bassitt. Além delas, outras 40 foram doadas por ele, que necessitou retirar uma árvore já adulta em uma obra de sua responsabilidade. Na cidade, para cada árvore subtraída legalmente, outras 25 têm de ser recolocadas em pontos diversos.

As árvores são muito importantes para a preservação e manutenção das áreas com rios, lagos e lagoas. Elas aumentam a proteção vegetal das nascentes e ajudam a evitar o acúmulo de lixo. E, pensando nisso, outras dezenas de mudas foram plantadas pela equipe do Meio Ambiente em uma nascente localizada no Residencial Menezes. Na área da Educação, todas as escolas municipais abordaram o tema com os alunos, uma importante ação de conscientização. 

 

Assessoria de Comunicação

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias