Prefeitura retira família de 5 mil abelhas de área pública

A Prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, prestou importante serviço a população durante esta semana. Em parceria com o Apiário Colombo, a administração retirou uma grande família de abelhas europeias que estava instalada em uma árvore na Praça João Paulo 2º, no Conjunto Habitacional Honório Gumercindo de Moraes.

Segundo Maurício e Nivaldo Colombo, proprietários do apiário, existiam no enxame, como são tradicionalmente chamadas as famílias, cerca de 5 mil insetos. Na praça, moradores chegaram a colocar uma placa informando sobre as abelhas, que podem oferecer riscos às pessoas, principalmente a crianças e idosos. A captura da família demorou cerca de cinco dias, já que, para não matar ou prejudicar seus indivíduos, vários cuidados tiveram de ser tomados.

Conforme os apicultores, o primeiro passo foi aplicar sobre o enxame uma fumaça específica para acalmá-lo. “Depois, foram retirados os favos e colocados em uma grande caixa, uma espécie de casa oferecida às abelhas”, afirma Maurício.

“A caixa, em seguida, permaneceu instalada no local por alguns dias, até que a abelha rainha mudasse para ela atraída pelos favos, levando consigo todos os membros da família”, complementa Nivaldo. De acordo com Paulo de Jesus Oliveira, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, a parceria com o apiário possibilitou a preservação da espécie e segurança à população, que estava assustada com a presença dos insetos na área pública. “Esse é o nosso objetivo, atender a demanda dos munícipes e preservar o meio ambiente”, declara Oliveira.

Nesta terça-feira à noite, Maurício e Nivaldo retiraram a caixa com as abelhas e a levaram para uma mata na região, área adequada para as abelhas e distante da cidade. Em Bady Bassitt, caso o morador note enxames em áreas de convivência ou prédios públicos, é só entrar em contato com a Coordenadoria do Meio Ambiente, na Prefeitura, para que providências sejam tomadas.

 

Assessoria de Comunicação 

Palavras-chave

Retirada de 5 mil abelhas europeias de praça pública, no Conjunto Habitacional Honório Gumercindo de Moraes.

07/03/2018

Famílias transferidas para mata na região.
Maurício Colombo, do Apiário Colombo, em Bady.
Funcionários e apicultores durante a transferência do enxame
Apicultores durante retirada dos insetos da área pública
Favos
Caixa com família de abelhas

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias