Prefeitura retira família de 5 mil abelhas de área pública

A Prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, prestou importante serviço a população durante esta semana. Em parceria com o Apiário Colombo, a administração retirou uma grande família de abelhas europeias que estava instalada em uma árvore na Praça João Paulo 2º, no Conjunto Habitacional Honório Gumercindo de Moraes.

Segundo Maurício e Nivaldo Colombo, proprietários do apiário, existiam no enxame, como são tradicionalmente chamadas as famílias, cerca de 5 mil insetos. Na praça, moradores chegaram a colocar uma placa informando sobre as abelhas, que podem oferecer riscos às pessoas, principalmente a crianças e idosos. A captura da família demorou cerca de cinco dias, já que, para não matar ou prejudicar seus indivíduos, vários cuidados tiveram de ser tomados.

Conforme os apicultores, o primeiro passo foi aplicar sobre o enxame uma fumaça específica para acalmá-lo. “Depois, foram retirados os favos e colocados em uma grande caixa, uma espécie de casa oferecida às abelhas”, afirma Maurício.

“A caixa, em seguida, permaneceu instalada no local por alguns dias, até que a abelha rainha mudasse para ela atraída pelos favos, levando consigo todos os membros da família”, complementa Nivaldo. De acordo com Paulo de Jesus Oliveira, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, a parceria com o apiário possibilitou a preservação da espécie e segurança à população, que estava assustada com a presença dos insetos na área pública. “Esse é o nosso objetivo, atender a demanda dos munícipes e preservar o meio ambiente”, declara Oliveira.

Nesta terça-feira à noite, Maurício e Nivaldo retiraram a caixa com as abelhas e a levaram para uma mata na região, área adequada para as abelhas e distante da cidade. Em Bady Bassitt, caso o morador note enxames em áreas de convivência ou prédios públicos, é só entrar em contato com a Coordenadoria do Meio Ambiente, na Prefeitura, para que providências sejam tomadas.

Palavras-chave

Retirada de 5 mil abelhas europeias de praça pública, no Conjunto Habitacional Honório Gumercindo de Moraes.

07/03/2018

Famílias transferidas para mata na região.
Maurício Colombo, do Apiário Colombo, em Bady.
Funcionários e apicultores durante a transferência do enxame
Apicultores durante retirada dos insetos da área pública
Favos
Caixa com família de abelhas