Comtur e Vereadores fazem audiência para discutir

Planejamento participativo e integrado, estes são os pilares para a elaboração de políticas públicas que alcancem objetivos coletivos e possibilitem o impacto positivo desejado na vida das pessoas. Com essa perspectiva, foi realizada nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, na Câmara Municipal, reunião entre o prefeito Luiz Tobardini, vereadores, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e sociedade civil organizada com o objetivo de fortalecer o Turismo em Bady Bassitt. A meta é pleitear à cidade - junto ao governo estadual  - a condição de “Município de Interesse Turístico” (MIT).

Para isso, diversos requisitos e documentos são necessários para a comprovação, entre eles um projeto que demonstre a potencialidade do município e a responsabilidade na gestão do setor. Na ocasião, vários aspectos sobre a área foram destacados aos presentes, como a riqueza gastronômica, o turismo rural, lazer, artesanatos, esportes radicais e diversos outros serviços e produtos que fazem com que pessoas de toda região visitem diariamente nossa cidade.

A reunião foi marcada por amplo debate, onde foram confrontadas as dificuldades com as potencialidades de Bady no setor, para que possam ser elaborados planos de ações que solucionem os problemas e dissemine o turismo na cidade. Danilo Calixto, membro do Comtur, turismólogo por formação e proprietário de empresa de assessoria turística, enfatizou na oportunidade que turista é “aquele cidadão que deixa sua cidade de origem e se dirige à outra desfrutando da infraestrutura do local visitado, sem fixar residência, motivados por situações como lazer, descanso, eventos, atividades culturais, esportivas, dentre outras”, explicou. “E Bady recebe diariamente centenas de cidadãos que usufruem de seus serviços, sejam eles públicos ou privados, além de ser a porta de entrada para as prainhas”, complementou.

O ponto principal da reunião foi a discussão do “Plano Diretor de Turismo”, que demonstra todas essas potencialidades e ainda registra a oferta turística, os serviços públicos, detecta o perfil do turista que vem à Bady, contempla planos de ações e, que, principalmente, norteia um crescimento sustentável do setor na cidade. O crescimento de Bady também foi assunto. Um gráfico comparando o crescimento da cidade com outros municípios da região administrativa de Rio Preto e do próprio Estado, mostrou o potencial e pujança, comprovando a necessidade de políticas e de ações que possam garantir serviços públicos, em todos os setores, com qualidade.

O Plano Diretor de Turismo segue agora para avaliação dos vereadores, que apresentarão possíveis alterações. Em seguida, com as adequações, o plano deve ser aprovado pelo Comtur e enviado pelo Executivo à Câmara Municipal. Dessa forma, após aprovado, seguirá para a Assembleia Legislativa apreciar a documentação. No total, 140 municípios no Estado terão a condição de MIT, onde cada um receberá, anualmente, recursos entre R$ 650 mil a R$ 750 mil. Tobardini explicou que, hoje, Bady não recebe repasses para a realização de eventos ou investimentos no setor turístico e cultural. Para a realização desses eventos, são utilizados recursos próprios e solicitados patrocínios de empresas parceiras da cidade.

Para realizar o aniversário da cidade deste ano, por exemplo, foi solicitado ao Governo Estadual a colaboração com a estrutura (palco, som e iluminação). Os recursos do MIT podem ser utilizados para divulgação dos pontos turísticos da cidade, para capacitação da sociedade civil e de funcionários públicos, melhoria de infraestrutura (recapes, avenidas, portais, etc.), realização de eventos, segurança pública e muitos outros benefícios. Participaram da reunião, além de Tobardini, o presidente da Câmara Rafael Damásio, os vereadores Márcio Elias (Marmitão), Vanderlei Baruffi, Rosângela Scocca (Tia Rô), Airton Rego, Carmem Lúcia, o presidente do Comtur, Diego Rodrigues, e membros do órgão.

 

Assessoria de Comunicação

Palavras-chave

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias