7 de Setembro terá o resgate cívico  e o fim da violência como temas

O 9º desfile cívico de Bady Bassitt, em comemoração ao 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, promete trazer uma importante mensagem ao público deste ano.

Com o resgate cívico e o fim da violência como temas, todos os carros alegóricos e alas tratarão sobre os assuntos, destacando ainda a importância do respeito às diferenças, à solidariedade e o amor ao próximo. Realizado pela Prefeitura da cidade, por meio das Coordenadorias de Cultura e Educação, o desfile será às 8h30, na rua Camilo de Moraes, na praça Matriz.

Segundo a coordenadora municipal de Cultura, Adalgisa Maris Lobianco Teles de Menezes, a abertura será feita pela Corporação Musical de Bady Bassitt.

Quatro carros alegóricos estão sendo preparados para a data. O primeiro trará Dom Pedro e a imperatriz D. Leopoldina como destaques. O segundo, o símbolo do Direito e da Justiça, a balança. O terceiro será o carro da colheita, abordando a importância da doação integral. E o último trará ao público Princesa Isabel, com um resgate sobre a Lei Áurea.

Além das alegorias, as alas, representadas por crianças de todas as escolas municipais da cidade, abordarão temas como a fraternidade, a igualdade e o respeito às diferenças, a importância das atividades culturais e esportivas, o racismo, o bullying, o acolhimento aos imigrantes, entre outros de conscientização.

Este ano, a população ainda está envolvida em uma importante ação de generosidade. A população se mobiliza para arrecadar alimentos em prol ao Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto. A iniciativa também faz parte do 9° Desfile Cívico. Até o próximo dia 14 de setembro, as pessoas interessadas podem doar óleo, açúcar e leite integral à campanha.

Além das escolas da rede municipal, entidades como Conselho Tutelar, Cras e Creas também participam do 7 de Setembro. A Polícia Militar, o Tiro de Guerra e a Polícia Rodoviária Federal também estão envolvidos com a solenidade. Além dos atiradores do Tiro de Guerra de Rio Preto, 50 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras  marcarão presença ao desfile cívico.

Como em 2017, serão montadas arquibancadas para proporcionar mais conforto a população. Um palanque será montado para a presença de autoridades.