Imprimir Postagem
Alunos participam de plantio em comemoração ao Dia da Árvore em Bady Bassitt

A Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, junto com a Coordenadoria de Educação e a Polícia Ambiental, realizaram nesse dia 20 de setembro, em Bady Bassitt, o plantio de árvores frutíferas e nativas no Recinto de Exposições Elias Abraão Neto em comemoração e conscientização ao Dia da Árvore. A data é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarada como um momento de mudança de postura e conscientização para as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

No município, essa é uma antiga preocupação da administração municipal. Anualmente, centenas de árvores são plantadas nos mais diversos pontos da cidade em comemoração à data. Somente no ano passado, na avenida de acesso à Nova Aliança, centenas de ipês foram plantados, possibilitando um futuro mais agradável, bonito e mais verde a à nossa população. No ato desta sexta-feira, o prefeito Luiz Tobardini fez o plantio de uma muda, ao lado de alunos da rede municipal de ensino. É Bady Bassitt fazendo a sua parte para um mundo melhor, mais consciente e agradável.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em dia 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. 

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças a evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Dia da arvore

23/09/2019

Dia da arvore
Dia da arvore
Dia da arvore
Dia da arvore
Dia da arvore
Dia da arvore

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias sobre Meio Ambiente