Cetesb autoriza funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Bady

A Cetesb expediu no final da tarde desta sexta-feira ( 19) a Licença de Operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Bady Bassitt. Trata-se de uma grande conquista para a cidade, depois de uma luta de quase sete anos entre a construção e a instalação de todos os equipamentos e dispositivos exigidos. A ETE vai atender à demanda da cidade até o ano 2025.

O prefeito Edmur Pradela , ao ser informado da autorização disse que a Estação de Tratamento de Esgoto de Bady representa um grande avanço porque vai permitir o tratamento de todo o esgoto da cidade e vai atrair novos investimentos e empreendimentos. Ele lembrou que o caminho para chegar a este ponto foi longo, mas “ estamos recompensados porque colocamos em funcionamento uma obra muito importante que está prevista pata atender a demanda de Bady até 2025, já que foi projetada para 30 mil habitantes”.
A aprovação da licença de funcionamento da ETE de Bady só foi possível graças ao empenho de todos os setores da Prefeitura, principalmente da Coordenadoria do Meio Ambiente. A obra foi iniciada em 2008 e, no ano passado , a Cetesb exigiu a construção de um emissário entre a lagoa de tratamento e o rio Fartura, para dar destino final à água resultante do tratamento.

O emissário foi construído através de uma parceria entre o Município e empresas responsáveis pelos loteamentos implantados na cidade e foi uma exigência da Cetesb.
Os recursos para custear as obras foram viabilizadas pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente graças ao entendimento do prefeito Edmur Pradela com os empresários do setor. " Foi importante este entendimento porque a Prefeitura não dispunha de todo recurso necessário para o investimento. Conseguimos arrecadar R$ 316 mil com as doações das empresas feitas diretamente ao Fundema", disse o prefeito.

Pela posição privilegiada como centro da região e área de expansão da zona sul de Rio Preto, Bady Bassitt tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos. Por isso a Prefeitura está fazendo os investimentos diretos ou através de parcerias com empresas na infra-estrutura da cidade.