Imprimir Postagem
Coordenadoria de Saúde solicita carteirinhas de vacinação de alunos de Bady Bassitt

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitida pela fala, tosse e espirro do indivíduo infectado. O período de incubação é de geralmente 10 dias, variando de 7 a 21 dias, a partir da data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (vermelhidão). Os sinais e sintomas característicos são: febre alta acima de 38,5ºC, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, exantema de direção cefalocaudal (da cabeça para os pés) e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema). 

A vacinação é a maneira mais eficiente de prevenir essa doença. Todo caso que apresente quadro clínico suspeito, com exantema e febre, associado a sintomas respiratórios (coriza e/ou tosse e/ou conjuntivite), deverá procurar atendimento médico imediato.

No Estado de São Paulo foram registrados 8.609 casos suspeitos de sarampo, 1.319 confirmados, 734 descartados e 6.556 estão em investigação. Até o momento, não houve registro de óbito no Estado de São Paulo.
Em Bady Bassitt, até a data de hoje (16/08/2019) temos 09 casos suspeitos da doença, todos em crianças de uma mesma unidade escolar. As medidas de contenção já foram tomadas.

A Coordenadoria de Saúde, em parceria com a Coordenadoria da Educação, solicita que, A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, DIA 19/08/2019, os pais enviem às escolas do município de Bady Bassitt, as carteirinhas de vacinação de seus filhos. As equipes de saúde do município (enfermeiros e técnicos de enfermagem) passarão em todas as escolas para avaliar estas carteirinhas.

Em caso de dúvidas, favor procurar a Coordenadoria Municipal da Saúde no endereço: Rua Miguel Couto, nº1543 ou pelo telefone: 3258-4627.
Contamos com a colaboração de todos.

Comentários