Destinação Solidária

Postado dia 17/12/2018

Destinação Solidária

SEU IMPOSTO DE RENDA PODE MELHORAR A VIDA DE NOSSAS CRIANÇAS E IDOSOS.

      

 

As Pessoas Físicas e as Pessoas Jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda ao FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou FMDI - Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, os quais repassarão estes recursos às entidades que cuidam de crianças, adolescentes e idosos de nossa cidade. Veja como isto é possível.

 

A Campanha Destinação Solidária tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso. Os recursos captados são aplicados, exclusivamente, nessas áreas, com monitoramento dos respectivos conselhos.

 Visa estimular os cidadãos que fazem a declaração do imposto de renda no modelo completo para intensificarem as destinações. Isso porque os valores destinados aos fundos ficam no município. Os recursos são aplicados em programas e projetos de instituições públicas e privadas que atendem crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade.

 Em Bady Bassitt, centenas de pessoas são atendidas com esses recursos, por isso a importância de contarmos com o seu apoio. Conheça um pouquinho dos projetos que precisam da sua doação:

 

Hospital de Base de RIo Preto

O Hospital de Base de Rio Preto é um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Estado de São Paulo. Hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), o HB (como é conhecido por todos) destaca-se pelo corpo clínico altamente qualificado, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela Medicina de alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

CCI - Centro de Convivência do Idoso

 O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Bady Bassitt é um bom exemplo de quanto o setor social funciona na cidade. Ao longo do ano, várias atividades são realizadas no espaço, tudo desenvolvido sempre com muito carinho e respeito a quem ajudou a construir a história do município. O centro conta, hoje, com a participação de 200 idosos, que se dividem nas turmas de canto e coral, dança, teatro, artes plásticas, artesanato, hidroginástica, ginástica adaptada, hidroterapia, zumba, entre outras disciplinas.

 

Espaço Ciranda

 O projeto, referência regional, atende a 70 alunos entre 6 e 15 anos. São crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que recebem diariamente atividades educativas, culturais, socialização, fortalecimento de vínculos, entre outras. Com a sua capacidade aumentada em 2017, hoje, o espaço é motivo de muito orgulho. As atividades da entidade têm como objetivo promover dinâmicas pautadas nas características, interesses e demandas das crianças e adolescentes, considerando a vivência em grupo, a socialização e a integração. 

 

Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos Cegos

O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, fundado em 01 de Setembro de 1948, atende pessoas com deficiência visual, residentes em São José do Rio Preto e regiões, atendêramos a  103 municípios, pois somos a única entidade para Cegos nesta região,desenvolvendo trabalho de habilitação e reabilitação. O trabalho desenvolvido é de grande importância para as pessoas com deficiência visual, pois possibilita que os mesmos se tornem independentes e habilitados para inclusão social dos mesmos. A Entidade oferece apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às famílias. Destaca-se que são priorizadas nestes atendimentos, famílias em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de serviços que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e  Centro- Dia. A inclusão social através da capacitação e inserção no mundo do trabalho, promovendo a autonomia e auto-estima do usuário. O Instituto oferece cursos e oficinas para os usuários como Artesanato, informática adaptada, alfabetização em Braille, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, oficina de música, oficina de atividades da vida diária.

 A Entidade atende hoje crianças, adolescentes, adultos e idosos, de zero a terceira idade, onde temos atualmente 238 matriculados.

 

Associação Alma Autista

A Associação Alma Autista nasceu da necessidade das famílias de Rio Preto e região por um atendimento especializado, orientações e acesso aos direitos e serviços disponíveis na rede socioassistencial. A instituição iniciou suas atividades em 2005 com encontros mensais, com a proposta de discutir ações para garantir o acesso a serviços e atendimento da pessoa com autismo. Essas famílias então se organizaram para criar uma Associação e em junho de 2012 nasceu a “Associação Alma Autista”, uma entidade sem fins lucrativos.

 Associação Mamãe Idalina