Final de mês com muitas atividades culturais na Biblioteca

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Bady Bassitt, recebe várias atividades culturais neste final de mês. No próximo dia 26, às 13 horas, o cineasta, fotógrafo e arte educador Ralph Friedericks traz para a cidade oficina sobre ilusão de ótica. São disponibilizadas para a atividade 20 vagas e podem participar crianças, adolescentes e adultos.

Nessa oficina, os participantes construirão aparelhos de ilusão de óptica, conhecerão o modelo da primeira câmera fotográfica brasileira, o funcionamento dos óculos 3D, a pirâmide de visualização da holografia e ainda testarão as suas criações utilizando aplicativos de celulares.

Ralph Friedericks estudou fotografia e roteiro em Paris (Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual) e Propaganda e Criação na faculdade Mackenzie, em São Paulo. Realizou alguns curtas-metragens que participaram de festivais brasileiros e foram exibidos na TV Cultura. Foi ganhador do Festival do Minuto com o curta “ Pontos de Vista”.

Já nos dias 30 e 31, das 18 às 22h, a biblioteca será sede de uma oficina de percussão com o músico, baterista e percussionista Felipe Almeida. A atividade também terá capacidade para 20 participantes (acima de 16 anos).

A oficina pretende despertar nos presentes a percepção musical, linguagem, o trabalho em grupo e a hierarquia através da percussão. O trabalho é voltado a instrumentos como o pandeiro, tamborim, caxixi, agogô, cowbell e ganzá. Almeida quer mostrar aos participantes que, mesmo sendo instrumentos pequenos, é possível criar peças grandiosas com os objetos.

Felipe Almeida é educador musical e acompanha diversos artistas regionais. Segue com um estudo aprofundado em percussão com foco em rítmica. Para informações e inscrições, nos dois casos, os interessados podem ir à Biblioteca Municipal, à rua Camilo de Moraes, n° 58, no Centro, ou ligar para o telefone (17) 3258-1425.