IBGE finaliza CENSO em Bady e registra crescimento populacional expressivo.

Bady Bassitt conclui censo 2023 com crescimento populacional expressivo. A Prefeitura e a Câmara Municipal de Bady Bassitt receberam nesta terça-feira a visita do Superintendente Estadual do IBGE e da Coordenadora de Área do Censo 2023, que apresentaram os resultados preliminares do trabalho de censeamento realizado na cidade. Durante os trabalhos, os recenseadores visitaram as casas e os estabelecimentos comerciais de Bady Bassitt, coletando dados que são essenciais para o planejamento e o desenvolvimento do município.

O censo é a principal fonte de dados sobre a população e os domicílios do país, que permite conhecer as características socioeconômicas, demográficas e culturais dos brasileiros. O censo é realizado a cada dez anos pelo IBGE, mas em 2020 foi adiado para 2022 por causa da pandemia de covid-19, que impôs restrições sanitárias e orçamentárias para a realização da pesquisa.

Bady Bassitt se destacou como uma das cidades que mais cresceram no Brasil, com um aumento significativo na população estimada - os números oficiais serão divulgados no dia 28/06/2023. Esse crescimento se deve a vários fatores, entre eles: a duplicação da BR-153, a construção do trevo de acesso à cidade, a duplicação das avenidas principais e a excelente localização do município.

Com o reconhecimento oficial do crescimento pelo IBGE, a Prefeitura terá direito a receber mais recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que prevê um aumento proporcional na arrecadação para Bady Bassitt. Esse incremento na receita é muito importante para investir em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública.

O prefeito Luiz Antonio Tobardini comemorou os resultados do censo e afirmou que vai trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos muito felizes com o crescimento da nossa cidade, que mostra o potencial que temos para nos desenvolvermos cada vez mais. Vamos usar os recursos do FPM com responsabilidade e transparência, buscando atender as demandas da população nas áreas mais necessitadas. Queremos fazer de Bady Bassitt uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse o prefeito.

Durante os trabalhos de visitação, os recenseadores tiveram dificuldades na cidade devido ao alto número de recusas e de casas vazias, essas residências serão contabilizadas através de uma metodologia própria do IBGE para que sejam considerados estes moradores.