Importante: vacinação contra sarampo e poliomielite começa neste sábado

A Secretaria Estadual da Saúde inicia, neste sábado (4/8), a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em todo o Estado. Em Bady Bassitt, um grande mutirão está sendo desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Saúde, visando o atendimento às crianças de 1 a 5 anos incompletos do município.

A campanha será realizada das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alcimino Assis Lourenço, à rua Castro Alves, n° 1462, no Centro. A previsão do governo estadual é vacinar, durante toda a campanha, 95% do público-alvo, formado por 2,2 milhões de crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Segundo a pasta, a cobertura vacinal de pólio no Estado atualmente é de 70%; e de sarampo, de 74,3%. A secretaria esclarece que o esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses da vacina administradas aos 2, 4 e 6 meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Já a imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses.

Em Bady Bassitt, além deste sábado, as vacinas também estarão disponíveis nas unidades de Saúde até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira. Durante o mutirão, haverá pula-pula, pipoca e algodão doce às crianças. Segundo Karina Paula Gaglianone Cabreira dos Santos, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, ainda em agosto, um novo mutirão está sendo programado para o dia 18.

Um grande problema, que preocupa as autoridades, é que durante as campanhas, amplamente divulgadas, muitos pais deixam de vacinar seus filhos, às vezes, por desconhecer o sofrimento que a doença pode causar tanto para o enfermo quanto para sua família. Assim, pedimos para que os responsáveis levem seus filhos aos pontos de vacinação para combatermos as doenças”, ressalta a enfermeira.

 

Assessoria de Comunicação

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias