Prefeitura e Senar concluem curso de artesanato com palha da bananeira

Criar peças utilitárias e decorativas com o reaproveitamento da palha da bananeira. Esse foi o objetivo do curso oferecido pela Prefeitura de Bady Bassitt em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A qualificação se encerrou nesta semana com a entrega de certificados a 17 participantes.

A capacitação ainda trabalhou temas como empreendedorismo e associativismo. Ao final, as alunas já estavam confeccionando objetos aproveitando a palha da bananeira, podendo, inclusive, utilizá-los como fonte de renda.

O material pode gerar caixas para presentes, capas para garrafas e vidros, tapetes, porta-joias, entre muitos outros. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Carmem Tobardini, a parceria da administração pública com o Senar é muito importante, principalmente por gerar novas possibilidades e qualificação às pessoas que mais necessitam.

Para 2019, Carmem afirma que muitos outros projetos já estão sendo viabilizados e acontecerão em Bady.

Recentemente, um curso sobre “Processamento de Carne Suína” também foi aplicado na cidade, contando com a participação de dezenas de alunos.