Imunização de crianças em Bady Bassitt começará na terça (18)

Imunização de crianças em Bady Bassitt começará na terça (18)

A prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Coordenadoria de Saúde, inicia na próxima terça-feira, dia 18, a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

Serão disponibilizadas nesta primeira remessa, 70 doses do imunizante para composição pediátrica. O primeiro grupo atendido será o de crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Conforme recomendação do PNI (Programa Nacional de Imunização) haverá um ponto exclusivo para vacinação de crianças de 5 a 11 anos, onde no município acontecerá na ESF Francisco Pinto Brandão (Praça do Juninão), das 08 às 12 h e das 14 às 16h.

O pai ou responsável precisa apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente listada no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança, CPF (caso a criança tenha) ou Cartão SUS. A recomendação é de que as crianças estejam acompanhadas do responsável legal, caso isso não seja possível haverá um termo de Assentimento que poderá ser assinado previamente pelos pais e apresentado no dia da vacinação. Vale lembrar que, devido a exclusividade no ponto de vacinação infantil covid, algumas mudanças foram necessárias para atender a vacinação covid em adolescentes (12 a 17 anos) e em adultos com 18 anos ou mais.

Desse modo esses dois grupos deverão procurar as salas de vacinação covid nas ESF ANA MARIA e ESF JOÃO JOSÉ TEODORO, de segunda à sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 16h.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e pericardiopatias

Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas

Próteses e implantes cardíacos

Talassemia

Síndrome de Down

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3

Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)

Anemia falciforme

Obesidade mórbida

Cirrose hepática

HIV