Uma viagem ao mundo do cinema: Cultura traz palestras sobre a 7ª arte

Uma viagem ao mundo do cinema: Cultura traz palestras sobre a 7ª arte

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Bady Bassitt, será palco de duas importantes palestras culturais nos próximos dias 26 e 27. Os temas abordados oferecem aos presentes informações privilegiadas sobre uma das artes mais apreciadas pelo brasileiro: o cinema.

No dia 26, das 12h30 às 15h30, Leandro Afonso, graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), faz uma introdução às chanchadas. O objetivo é fazer um apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro era ancorado, principalmente, na comédia e no musical.

Segundo o autor, um período que tem ecos nos anos 1920, com seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e que seguiu até o início da década de 60. A palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas que sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação às produções.

Já no dia 27, das 14h às 17h, Bruno Cucio ministra a palestraTransformações da Retomada – o Cinema da retomada aos dias de hoje”. A oficina busca promover a discussão entorno da produção nacional, a partir do começo dos anos 90, explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da retomada até a atualidade e as transformações no contexto sócio-político-cultural.

Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestrando do departamento de artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes. Desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor-executivo em Paraí (2017), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes, dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros.

As palestras são todas gratuitas e fazem parte do Ponto MIS, programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo estado de São Paulo. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) e as cidades do Estado.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3258-1425, na Biblioteca Municipal, que também é sede da Coordenadoria de Cultura de Bady Bassitt.

 

Assessoria de Comunicação