Projeto

A Casa da Agricultura de Bady Bassitt, Coordenadoria de Meio Ambiente com o apoio da Prefeitura Municipal em parceria com o Projeto Balde Cheio da EMBRAPA Pecuária Sudeste e com a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo CDRS/CATI, está desenvolvendo um experimento com o cultivo de espécie de clima temperado (Trigo) por sobressemeadura em áreas de pastagens tropicais para enfrentar o período frio e seco do ano. A sobressemeadura significa o plantio do trigo sobre a pastagem tropical já implantada.

Segundo o engenheiro agrônomo Silvio Henrique Kenji Pomaro, durante o inverno, as pastagens tropicais reduzem o acúmulo de matéria seca e o gado precisa ser alimentado com outras alternativas de forragem, como cana de açúcar, silagem e até mesmo com mais ração. Para diminuir os gastos com o fornecimento de suplementação e melhorar a produção de forragem, a Casa da Agricultura de Bady Bassitt está fazendo a sobressemeadura do trigo variedade Tarumax em duas propriedades do município para avaliação.

O plantio, de um piquete por dia, é realizado desde o final de maio. Dessa forma, os animais terão acesso a pastagens de alto valor nutritivo durante toda a estação seca, prolongando o período de pastejo.

Visualmente, podemos afirmar que o trigo vem se desenvolvendo bem nas áreas semeadas. Podendo se tornar uma alternativa para minimizar as consequências da escassez de pastagem, comum nesta época do ano em nossa região.

Para maiores informações os produtores interessados podem procurar a Casa da Agricultura de Bady Bassitt, situada na Rua Anhanguera, 767, Jardim Panorama, telefone: 17-32581480.

Balde Cheio

24/06/2021

Produtor Waldecir Mendes
Vacas pastejando após 30 dias de semeado