Saúde realiza ações especiais da campanha ‘Outubro Rosa’

A Prefeitura de Bady Bassitt, por meio da Coordenadoria de Saúde, realizou no último sábado, dia 20, ação de conscientização sobre o câncer de mama. A atividade fez parte da campanha “Outubro Rosa” e aconteceu na UBS Alcimino Assis Lourenço (UBS Central), reunindo dezenas de mulheres. Elas participaram de um café da manhã e tiveram coleta de exame ginecológico completo e pedido de mamografia para quem havia realizado o exame há mais de um ano.

Testes rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da atualização da carteira vacinal para mulheres da faixa etária entre 17 e 70 anos, também foram realizados. O objetivo era mostrar a importância da mamografia, um exame extremamente simples e realizado nos postos de saúde do município.

O prefeito de Bady Bassitt, Luiz Tobardini, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Carmem Tobardini, compareceram à ação e conversaram com as pacientes, sempre orientando para a prevenção.

O mês de outubro é marcado por uma forte campanha de conscientização. Trata-se do ‘Outubro Rosa’. A ação, presente em todo o planeta, visa conscientizar homens e mulheres sobre os perigos do câncer de mama, e também propõe medidas para se evitar um diagnóstico tardio.

A doença é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante aumentar o alerta público sobre os diferentes sintomas da doença e encorajar as pessoas a buscarem atendimento quando esses sintomas aparecem.

22/10/2018